sábado, 6 de julho de 2013

Presa rara e (muito) valiosa.

A Kyosho também tem modelos secretos e raros. E acreditem, são bem caros!

Alguns hábitos sempre serão os mesmos, não importando raça, cor, sexo ou credo. Parece que a civilização, apesar de sua constante evolução, não consegue se desprender de certos vícios. Quer um exemplo: No século XIX, auge do Neocolonialismo, os ingleses não se satisfaziam apenas em caçar Leões nas florestas africanas. Tinha que ser o maior, mais volumoso e forte que encontrassem (ou escutassem que existia). Mesmo nos dias de hoje, não importa ter um veículo completo. Ele tem que ser o melhor, em todos os aspectos possíveis, mesmo que esse desejo seja impossível. Essa compulsão move a sociedade em busca da excelência, mas também tem suas nuances, digamos, excêntricas.

No mundo do colecionismo, sempre existirá um item raro, peça de desejo e muitas cifras, e sonhada por aficionados ao redor do mundo. Seja por sua beleza, representatividade, singularidade ou apenas para poder dizer que só ele tem aquele item, peças raras cada vez mais são comuns em coleções, seja ela de revistinhas ou diecast. Não que seja de forma proposital, mas na maioria das vezes, como forma de fidelizar ou atiçar os colecionadores, as marcas recorrem a estratégia de produzir determinado modelo com pouca tiragem. Algumas vezes, é bem verdade, acontece pelo capricho do destino: problemas de fabricação, desacordo de produção do modelo licenciado, erro na montagem e tantos outros que tornam a miniatura, única dentre tantas outras.

Esse Bead Collection é tão difícil de achar, que vale tanto quanto uma mini rara.

A Hot Wheels é a mais famosa a utilizar essa metodologia, ao lançar dentro de sua linha básica de minis (conhecida como Mainline) a série Treasure Hunt, que traduzido para o bom "portuga", seria a Caça ao Tesouro. A série nada mais é composta por miniaturas que tem uma produção bem reduzida em comparação com o resto da linha básica, além da peça ter acabamento superior e diferenciado, como pneus de borrachas, pintura spectraflame e decoração mais detalhada. A série é febre entre os colecionadores de miniaturas, e criou em volta dela um verdadeiro mercado, com colecionadores e vendedores especializados apenas nos itens já lançados na série. Outro ponto que ajuda a popularidade e desejo pelos T-hunts, como são carinhosamente chamados, é o fato de a maioria das peças serem miniaturas de modelos cultuados pro praticamente todos os colecionadores, como Ferraris, Volkswagens e Muscle Cars americanos, sejam eles antigos ou novos. A série tem fãs quase bitolados, e críticos ferrenhos, seja pelos preços extorcivos que as peças alcançam no mercado paralelo, ou pela diminuição cada vez mais acentuada de peças produzidas para a série, que cria um verdadeiro mercado negro, elevando valores e inviabilizando a aquisição do item.

Mas não pensem vocês que essa tática é exclusiva da gigante americana. Sua discípula japonesa também tem sua série secreta equivalente, e é dela que vou falar um pouco agora.


Vários nomes para a mesma dificuldade.

O fanatismo pela marca de Maranello é tão grande que nem a Kyosho escapa. Mini rara e cara, pode acreditar, a Ferrari está na lista.

Para começar à explicar a(s) série(s) especiais da Kyosho, não basta apenas o nome dela. Existe um significado por trás de sua existência, que temos que decifrar antes. Diferente da Hot Wheels, as minis raras da Kyosho são mais em detrimento da quantidade da peça do que exatamente de diferenças que um item tem para seus semelhantes. Vários itens que hoje são raros, se devem, sobretudo, ao fato da produção das miniaturas ser voltada para o mercado interno asiático, e que só de ser exportado por terceiros ou pequenos comerciantes, e chegar nas mãos de um americano, brasileiro ou alemão, já o torna um item incomum no colecionismo diecast na escala 1/64. Diferente de um Hot Wheels que aonde quer que vamos, encontramos em supermercados e lojas de brinquedos, a Kyosho só produz para o Japão e China, e mesmo assim, apenas algumas lojas tem autorização de comercializar o produto. Esclarecido esse ponto, vamos à explicação.

A Kyosho tem 4 tipos de miniatura rara: Karuzawa Version, Bead Collection (ou OEM Collection), Sunkus K e Shizuoka. Vou explicar pelo “raridade” do item: do mais fácil de ser achado para o mais difícil.

Karuzawa Version – A loja virtual Karuzawa, que detem o direito de fazer pré-venda das minis Kyoshos, na maioria das vezes, lança uma versão da série com decoração diferenciada. Essa miniatura não é vendida junto com a série, só se encontra na loja online e tem uma tiragem limitada. Lembrando que sempre é um modelo, e não vários, como a Mattel faz. Seu preço é sempre 15% mais caro que a mini comum, já na pré-venda, e logo depois, sobe mais de 50% depois que se esgota. Não é a mais rara, mas ao passar dos anos, cada vez se valoriza mais, por já nascer rara. Um dos modelos mais icônicos é a BMW M3 GTR preta fosca da série BMW #2.

Não se engane, esse Alfa Romeo é bem raro, e em termos de qualidade, não difere em nada dos seus "irmãos"comuns.

Bead Collection ou OEM Collection – Aqui, vale lembrar que apesar de um dos itens ter sido série comum da Kyosho (no caso, a Bead), pelo tempo de encerramento de sua produção (foi encerrado em 2009) e pela natureza de sua fabricação (escala pequena de produção) já se tornou raridade absoluta. Modelos como os Porsches 911 GT1 1996/1997/1998 podem custar até 10 vezes mais que uma mini nova atual. As OEM, pela sua natureza de produção independente e limitada, seja para venda direta ao colecionador, ou como brinde de evento, também se torna item raro. Um ponto que tem que ser verificado que nem toda OEM é Kyosho, e por isso, não conta como coleção, mas a maioria das Kyoshos feitas para eventos restritos ou tiragem extra, são OEM. Esas OEM variam bastante de preços, mas muitas vezes tem preços comuns (entre 10 a 20 dólares no Ebay), e até se encontra com certa facilidade, mas por um curto espaço de tempo.

Sunkus K Special – Aqui começa a “encrenca”. Dentro da mainline da Kyosho, é feita, na maioria das vezes, uma mini com decoração especial, e tiragem extremamente limitada. Essa mini é “chase” de forma proposital, e por isso mesmo, torna-se oficialmente o T-hunt da marca nipônica. Fora a pintura, geralmente uma versão limpa ou de cor diferente de alguma mini comum, não existe outra diferença marcante. Diferente da HW, as minis “Special” ou “Chase” da Kyosho não tem um acabamento melhor ou pintura superior ao seu semelhante comum. Todas tem o mesmo esmero em interior, rodas de borracha e montagem. Apenas a pintura muda. Não são tão cultuadas pelos colecionadores, mesmo os japoneses, e muitas vezes é o modelo em si que desperta o interessa, como um superesportivo japonês ou uma Ferrari ou Lamborghini (sim, até aqui a Ferrari faz esse tipo de estrago, acreditem). O preço segue o mesmo padrão dos OEM, e apesar de difíceis, não tem um preço tão elevado como a sua “raridade“ sugere. Vale destacar que muitos colecionadores desconhecem que o item em questão é difícil de se achar, o que acaba baixando o seu valor.

Esse SuperGT Toyota MR2 só foi vendido na Shizuoka Hobby Show. Raridade chancelada pela Kyosho.

Shizuoka Hobby Show – O Japonês é tão aficionado por miniaturas e hobby, que existe uma convenção anual realizada só para o tema, chamada Shizuoka Hobby Show. As principais empresas do segmento que comercializam no Japão participam com estandes, e a Kyosho, entre 2003 e 2010 (com exceção do  Super GT Toyota MR-2, produzido exclusivamente para o evento) fabricou uma versão especial de uma miniatura Bead Collection para vender e presentear os visitantes durante esse evento. As principais diferenças eram a pintura, cromadas, uma versão própria da Spectraflame da Mattel. Extremamente raras, custam sempre entre 50 e 100 dólares, e são com certeza uma das mais raras da marca japonesa.

Que tal apenas pouco mais de 700 peças de uma encomenda especial da Nissan para comemorar mais uma temporada de Turismo nipônico? Esse GT-R teve pouco mais disso produzidos. Achar um? Bem, prepare o bolso...

Special Edition/Encomenda – Aqui é o ápice da encrenca. A Kyosho, como qualquer empresa de brinquedos, muitas vezes recebe pedidos especiais, como a produção de um número extremamente limitado de peças de uma mini, ou para comemorar datas especiais, produz um número reduzido de uma peça para tal comemoração. São miniaturas que não “entram” oficialmente na conta oficial de minis colecionáveis, mas que pela raridade e exclusividade da peça, acabam se tornando realmente o El Dourado das minis Kyoshos. Pena não ter fotos, mas existe uma Ferrari, que foram produzidas pouquíssimas unidades e custa mais do que muita mini 1/12 rara! Outras minis que acabaram ganhando valores exorbitantes são as minis feitas especialmente para produtos promocionais, como o Lexus LFA encartado no DVD de apresentação do modelo, exclusivo para compradores da marca e como souvenir da marca japonesa. Antes, até se encontrava por um preço razoável. Hoje em dia, por menos de 100 dólares, é impossível achar um.

Esse é uma lista rápida dos modelos. Por que digo isso? Por que existem modelos que, hoje são facilmente encontrados, mas de uma hora para hora, somem, e ganham preço e valor inestimável para colecionadores do mundo todo. O mais importante, é que o número de peças raras é pequena perto de outras marcas, o que facilita a aquisição e torna o sonho mais próximo. Porém, uma coisa eu preciso dizer: Esse sonho custa caro. Muito caro! Depois não digam que eu não avisei hein?!

*Crédito/Fotos: Muriel Schiochetti / Daboxtoys / Ebay / Divulgação

3 comentários:

  1. E as minis com erros? São consideradas raridades ou ate perdem valor pelo defeito? Eu tenho um Honda NSX branco com uma roda diferente das outras! Eu sei que esse modelo saiu uma versão com rodas diferentes, mas a minha tem só uma das quatro rodas diferente!

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  2. Oi deixei uma mensagem no face, tenho 7 mini ferrari kosho edição limitada do Japão. Ganhei de uma amiga, que morava lá. Tem 4 cm, estou querendo vender e gostaria de ter uma noção sobre o valor. Obrigado, email: veraluciaschmitz@gmail.com

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