domingo, 17 de novembro de 2013

Uma paixão mundial.

A Kyosho mostra que a paixão por certas marcas é, literalmente, mundial.



O homem é capaz de criar objetos que são admirados e cultuados ao redor do planeta, independente de sua raça, cor, credo ou nacionalidade. Monumentos como as Pirâmides do Egito, Muralha da China, Big Bang Clock Tower, Torre Eiffel ou Cristo Redentor são apenas alguns dos inúmeros exemplos de objetos, seja qual for a sua escala, que ficam marcados na memória comum. No mundo automotivo, marcas são perpetuadas por verdadeiras obras de artes, e cultuadas mundialmente. Não seria diferente com a Kyosho e a representação dessa paixão. Hoje veremos algumas das marcas que a fabricante japonesa reproduz, e renova esse amor, seja em qual escala for.

Pra começar, seja você fã absoluto ou crítico inveterado, a marca do cavalinho rampante está presente na Kyosho. Não vou entrar na celeuma, mas é indiscutível que 10 entre 10 amantes por automóveis fale o nome dela nem que seja uma vez na vida. Estamos falando da Ferrari, claro. A fabricante de esportivos italianos é figurinha constante na linha básica Sunkus K. Têm quinze séries lançadas (sendo uma reeditada), entre carros de rua e de corrida (Fórmula 1 inclusa nessa conta), e é a montadora com o maior número de séries, seja ela estrangeira ou no geral. A maior curiosidade, além dos direitos autorais que já expliquei anteriormente, é o fato da fabricante de brinquedos estar sempre atualizando os moldes de suas minis, o que gera diferença entre modelos antigos e mais novos, e uma maior quantidade de miniaturas colecionáveis da marca. Outro fator interessante é que, pela disposição em que as séries são lançadas pela Kyosho, a cor vermelha não é a única disponível, o que dá opções para diversificar a coleção. Contudo, as peças na cor vermelha, que é uma marca registrada da montadora italiana, são as mais disputadas e se valorizam mais. Parece que esse raio cai sempre no mesmo lugar, independente da fabricante.

Porém, se engana quem pensa que “só” de Ferrari vive a Kyosho! Diferente de outras fabricantes, a marca nipônica tem em seu cast algumas marcas bem interessantes, e outras bem exóticas, mas que atendem bem ao desejo e anseio do colecionador japonês (e por tabela, o resto do mundo). A segunda marca com o maior número de séries representadas pela Kyosho é a... Porsche! Com sete séries, a montadora de Sttutgart vem logo atrás na preferência de moldes para a fabricante japonesa. Em seguida, a Kyosho também traz para sua linha de miniaturas a eterna disputa italiana entre superesportivos: a Lamborghini é representada em 4 séries, com modelos que fazem a cabeça e arrancam suspiros dos colecionadores. Vale salientar que essas 3 marcas não são as únicas presentes. Marcas como BMW, Mercedes-Benz, Audi, Volkswagen, Alfa Romeo, Maserati, Lotus, Mclaren, Aston Martin, Jaguar, Austin-Healey, Dodge, Chevrolet, Chrysler, Ford, Saleen, Jeep, Lancia, Alfa Romeo, e Pontiac. Cada uma dessas tem, pelo menos, um modelo fabricado e distribuído pela fabricante nipônica de miniaturas. 



O que essas quatro minis tem em comum? O fato de todas elas terem sido reproduzidas pela Kyosho. Detalhe, das 4, apenas uma foi produzida por alguma outra grande fabricante, na escala 1:64. E o detalhe da "pima"... é paupérrimo perto da Kyosho.

Muito? Pouco? Pensemos. Eu particularmente acho extraordinário. Não só pela paixão japonesa ser tão aberta a outras marcas, mas pelo tempo que a fabricante desenvolve e vende essas miniaturas. Por que digo isso? Em minha opinião, apenas um país como o nosso, sem uma indústria automotiva nacional (e não nacionalizada, como a que temos) poderia ter uma pluralidade tão grande de gostos. Mas imaginar que um povo com fabricantes de automóveis tão forte e original, como Honda, Toyota e Nissan, poderia consumir apenas os modelos locais, seja pela beleza ou nacionalismo exacerbado. Só esse fato reforça a mentalidade aberta e exigente do oriental. Se o país consegue produzir modelos rápidos, econômicos, belos e seguros, é por que o seu consumidor não se prendeu apenas ao que tinha “em casa”, e foi buscar lá fora como melhorar. Uma forma de protesto original, eficiente e que gerou, no caso do Japão, um efeito dominó, contagiando seus fabricantes, engenheiros e designers a fazer tão bem quanto os estrangeiros. Essa obsessão em não perder para os outros criou um senso crítico grande, mas também um amor automobilístico único, aonde acima da nacionalidade, o que importa é o belo, o perfeito e apaixonante. Pode observar que até mesmo marcas de menor expressão mundial, como Lancia, Alfa Romeo ou Lotus, tem uma representatividade maior do que na maioria de outras marcas de brinquedos, sejam elas americanas, europeias ou orientais. Da mesma forma, no colecionismo diecast, a pluralidade com que a Kyosho trata sua linha causa tamanho impacto que, mesmo sem uma campanha de marketing fora do eixo Japão-China, cria um ambiente de expectativa que poucas marcas conseguem criar. Basta dar uma pequena pesquisada no Ebay e outros sites de compra para sentir como é comentado quando uma nova série é lançada, mesmo que demore meses até ser vendida. Tirando a gigante Mattel, poucas são as marcas que trabalham com a escala 1:64 com tantos itens a venda no maior site de leilão virtual do mundo. Até mesmo no Brasil, a marca começa a crescer, não só pela qualidade e esmero do produto, mas por ser a única que oferece determinado modelo que o colecionador sonha. E olha que estamos falando de uma fabricante que separa quase 50% de sua linha (até o momento) para modelos e marcas nacionais. Imagina se a marca fosse nascida na Europa?

Isso só prova que, apesar de certas coisas serem iguais em todo lugar do mundo (paixão automotiva, predileção por determinado fabricante e etc), certas coisas só acontecem no Japão, e nesse caso, essa originalidade faz toda a diferença. Nós, fãs do mundo inteiro, agradecemos, e muito, seja em que parte do globo terrestre estiver. 

Imagens: Google images e Blog Incredible Mini Garage.

4 comentários:

  1. Ótimo artigo, belas palavras, síntese fabulosa e percebo ainda mais, a Kyosho vai alem oferecendo uma variedade de modelos ao longo dos anos que outras de qualidade como M2 Machines e a Greenlight não tem oferecido com repetições a exaustão de seus castings - tudo bem que muitas vezes representam versões deles - mas o colecionador quer diversificar, e pelo o que vejo na Kyosho isso tem ocorrido de montão.

    Abração,

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  2. Estou olhando para as paredes e vendo esse texto todo sendo projetado. Amigão, exelente texto, mas tem como inverter as cores??? abraço!

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  3. E o blog fez aniversário de abandono! Cadê as matérias poxa?

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  4. Parabéns pelo texto, meu amigo! Realmente a Kyosho é incrível e os colecionadores brasileiros precisam conhecer, valorizar e, sem dúvida, possuir essa marca em suas coleções.

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