quinta-feira, 24 de janeiro de 2013


Tudo tem um preço não?!




Até as miniaturas Kyosho. Quanto vale? Depende de você. Mas também do mercado, país...


Todo mundo já escutou a famosa frase “tudo tem um preço”. Sem discussões filosóficas e éticas, de forma fria e realista, tudo realmente tem um preço. Desde um simples pão até um suborno, tudo hoje tem um valor, uma quantia que, oferecida, lhe trará o bem ou sensação desejada. Não seria diferente no mundo diecast. E quanto vale uma miniatura Kyosho? É o que vamos tentar descobrir agora.
Pra começar, temos que saber, em média, quanto se paga por uma mini em seu país de origem, o Japão. A base do preço que irei divulgar se baseia em 3 sites que são a fonte de todo Kyosho: a própria Kyosho (www.kyosho.co.jp), a Karuwaza, braço eletrônico da Sunkus K e distribuidora oficial das minis (www.karuwaza.jp) e a Rakuten, a maior loja online do Japão, o equivalente ao Ebay no oriente (www.rakuten.co.jp). Em todas as fontes, preço médio de uma mini gira em torno de 1.500 ienes. Antes que me preguntem, sim, são as minis mais comuns ou as menos desejadas. Mas é em cima delas que os preços são praticados, não adianta chorar ou reclamar.
Fazendo uma conta rápida (e claro usando um conversor de moedas da internet – no caso, o usei o do yahoo, que usa a cotação das últimas 24 horas) chegamos ao valor de R$ 34,657. Usando a velha técnica do arredondamento científico, chegamos ao valor de R$ 35 reais. Se usarmos o Ebay como base de valores, o modelo mais barato que encontraremos para “buy it now” será de $ 8,50 dólares, que convertendo em reais, dará algo em torno de 17 reais nacionais.
No Ebay, você ecnontra entre 25 e 50 dólares... sem o frete! Com o frete... ai são outros quinhentos...

Alguns diriam “uau”. Outros “que barato”. Porém, esse ainda não pode ser oficializado como o preço real da mini. Tanto no Japão como nos Estados Unidos, pagamos impostos assim que adquirimos um produto ou serviço. Fora que, se comprarmos essas minis nos países acima pesquisados (Japão e Estados Unidos), teremos que pagar o envio, fora que também pagamos uma taxa de importação por produtos aqui no Brasil.
Mas temos Kyosho no Brasil. Não existe uma importação oficial, mas existem ótimos e fieis vendedores da marca, sobretudo no Mercado Livre. O valor em médio de uma mini, lá, está em torno dos 35 reais. Tirando o frete, que em média, gira em torno de 15 a 20 reais, uma Kyosho no Brasil não sai por menos de 50 reais. Vale salientar que, esses valores são médios, e pode variar pela quantidade/variedade/exclusividade da mini e pela negociação com o vendedor. Já consegui vendas de 8 miniaturas, todas raras (das 8, 5 eram beads, inclusive) mais envio por 400 reais. Se dividirmos por mini, cada mini sairia por 50 reais. Contudo, se eu pedisse de fora essa mesma miniatura, de um mesmo vendedor, do Ebay, cada uma poderia sair até por 75 reais, frete incluso na conta. Isso comprova que, apesar do mercado restrito e da dificuldade de se conseguir uma miniatura Kyosho, o valor praticado está alinhado ao padrão internacional, demonstrando até certa consciência dos vendedores locais, que poderiam abusar do desconhecimento ou falta de concorrência e inflacionar o valor dos modelos. Lembrando sempre que falo sempre de médias e minis consideradas comuns, por que aqui ou fora, dependendo da mini, os valores podem ser exorbitantes, independente da língua, moeda ou origem da miniatura.


No Mercado Livre, você encontra essa belíssima Ferrari entre 35 e 45 reais, fora o frete. No Ebay? A mesma coisa. Parece que não é tão caro aqui (ou a galera não tá se aproveitando tanto).

Pra terminar, uma pergunta seguida de sua resposta:  por que eu estou falando isso tudo? Por que o que mais odeio escutar de colecionadores é quando vejo ou escuto um dizer “fulano tá lucrando em cima de mim”, ou então “beltrano bem que podia fazer um preço camarada na minha Kyosho”. Posso estar colhendo inimizades de forma automática agora, mas vou dar uma visão realista e prática do mercado.
Não existe bondade ou amizade quando falamos de negócios. Por mais que conheçamos e tenhamos intimidade com determinado vendedor ou lojista, ele está fazendo aquilo visando uma coisa: lucro. É assim que ele mantem seu negócio e ambiciona expandi-lo. Quando queremos apenas ser justos, ajudar um amigo colecionador, é mais fácil propor a troca do que a venda não? Quando estamos pedindo que o colecionador pague o valor de compra, já é uma forma de querer “lucrar”, pois aquelas minis, seja de que marca for, estão paradas, e se a grana vier você compra outras e lucra não? Pelo menos é assim que penso. Outro ponto que sempre tem que ser pensado é que estamos acostumados com um mercado rotulado pela Hot Wheels. Qualquer mini com um mínimo de acabamento e detalhismo maior do que a famosa mainline americana custará mais caro. Claro que também sonho em ver Kyoshos, Greenlights, Johnny Lightinings e M2s com preços iguais, mas será que teriam o mesmo acabamento? Será que compraríamos feliz como fazemos hoje?
Por isso, não basta apenas reclamar e fazer beicinho e cara feia com o preço. Tem que saber o valor da miniatura, o quanto custou adquiri-la, trazê-la e anuncia-la e a dificuldade que envolve todo esse processo. No fundo, rapadura é doce, mas também não é mole não, e a do vizinho é sempre mais doce. Pensem nisso!

Imaganes: Ebay, Mercado Livre e autoria própria.

2 comentários:

  1. Olá, Jeffy!
    Muito legal tua matéria. Tens muitos Kyoshos? Eu tenho apenas dois. Conheço pouco dessas maravilhosas miniaturas. Você é vendedor dessa marca?
    Estou a procura de um, ou dos dois, que são verdadeiras "moscas brancas". Tratam-se dos Aston Martin #007 e #009 na escala 1/64. Sabes quais são, né? Eles são verdes... Tens notícias deles? Se tiveres, dá-me o prazer de saber!
    Grato!
    Muito legal teu blog. Valeu!
    Abs.

    ResponderExcluir
  2. Excelente blog , eu moro no Japão e também sou colecionador Kyosho e é muito difícil achar blogs em português sobre essa bela marca, com relação aos preços aqui os blind box ( que são 90% da minha coleção ) são bem baratos , na caixa custam de $5,00 a $9,00 dólares ,com a caixa aberta ,que é o que a maioria das pessoas compram , inclusive aí no Brasil custam em media de $2,00 a $5,00 dólares os modelos comuns, lembrando que os modelos tem variação de preço dependendo da cor as vezes , por exemplo os carros italianos o vermelho é geralmente o mais caro , os alemães o branco e os ingleses o verde. E os secretos variam de $10,00 a $50,00 dólares , dificilmente ultrapassando esse valor, pra mim agora faltam poucos modelos ., Aston Martin racing DBR9 , BMW 2002 Turbo e Mercedes 190E 2.5 Evo ,.
    Abraço e continue com o blog .

    ResponderExcluir