segunda-feira, 14 de janeiro de 2013


Circle K Sunkus Collection: popularizar sem perder


A marca resolve popularizar suas minis 1:64, para alegria dos colecionadores mundo afora.


Ok! Já sabemos que nada é tão original como pensávamos, e que a sua mini pode ter uma alma europeia ou até mesmo americana (quem sabe). Mas como é que a Kyosho vende suas minis? Por que é tão difícil comprar essas formidáveis minis.
Vamos responder agora. Em 2004, percebendo a possibilidade de expandir seus produtos, a marca resolveu se aliar a uma das maiores magazines japonesas: a Circle K Sunkus. A loja é tradicionalíssima, e teve o início de suas atividades na década de 50 no Japão arrasado pós 2° grande guerra.
A Sunkus era uma espécie de “Loja Americanas” japonesa, aonde você encontra de tudo. Eu disse de tudo mesmo!Para aumentar seus domínios e ter maior penetração no terrirório japonês, em 1998 começou a se unir com a Circle K, a maior rede de conveniências de postos do Japão, e em 2001 surgiu a gigante Circus K Sunkusa, a maior loja em abrangência territorial do Japão. Para completar, a Circle K Sunkus criou seu programa de fidelidade, baseado em um site, surgindo assim a Karuwaza, site de compra, venda e promoções exclusivos da Circus K Sunkus na internet.
“E o que uma loja de conveniência tem haver com minhas miniaturas?” brandaria o colecionador desinformado. Simples. Foi essa enorme cadeia de lojas que foi escolhida para vender a nova coleção de miniaturas da Kyosho em escala 1:64. Apelidada de Sunkus K Collection, a Kyosho fechou uma parceria de exclusividade com a Circle K Sunkus, comercializando sua nova linha e miniaturas na escala 1:64 nas lojas Sunkus K e Karuwaza (braço digital da Sunkus).

Pode parecer mentira, mas esse Ferrari 458 Itália e uma mini "básica" da Kyosho. Se isso é básico, a Hot Wheels é o que?


Aqui, mais uma curiosidade: a linha foi “testada” como premiação para quem adquirisse produtos da Dydo Drinco, tradicional empresa que vende bebidas e comidas naquelas máquinas vitrines, aonde colocamos o dinheiro e escolhemos o produto. Isso foi em 2003. Pela riqueza de detalhes e sucesso de vendas, a Kyosho resolveu simplificar sua linha, produzindo uma série mais “básica” (para os padrões da empresa, deixando bem claro). A simplificação geraria maior volume de produtos, e uma maior penetração entre aficionados e crianças japonesas. O que a empresa não contava é que sua fama se espalharia tão rápido quanto uns vírus de computador, e em pouco tempo colecionadores de todos os continentes já corriam atrás das minis japonesas.
Outra particularidade da Sunkus K Collection se diz ao formato que ela é apresentada: todas em base de acrílicos, parafusadas e lacradas em uma caixa totalmente fechada, sem qualquer identificação de qual mini vêm dentro. É comum no Japão se vender minis sem saber qual o carrinho que vem dentro. O que seria um empecilho no ocidente é um incentivo no oriente, aguçando a curiosidade e “forçando” crianças e colecionadores comprarem várias minis até terem a(s) que deseja(m). Para manter uma vínculo com o colecionismo, dentro da caixa vem um card com a imagem da mini dentro e uma pequena descrição da mesma, criando uma espécie de coleção de cartões das minis, e ajudando na catalogação das mesmas. Genial não?!


Pode parecer loucura, mas comprar uma miniatura as cegas é uma tradição e sinônimo de colecionadores ávidos por todas as peças. No Japão funciona. Já no resto do mundo...

A coleção é formada por várias séries, todas temáticas, lançadas com uma média de intervalo bimestral. Sempre no Japão e a pouco tempo na China, acabam rápido, não só pelo número limitado (mesmo maior do que em relação a Bead Collection), mas pela procura cada vez maior de vendedores e colecionadores estrangeiros, que acabam comprando grandes quantidades para revenderem e completarem suas coleções mundo afora. Não é incomum vermos vendedores especializados na Europa e Estados Unidos, até mesmo credenciados pela própria Kyosho, como a Daboxtoys, hoje um revendedor autorizado da Kyosho fora do território nipônico, e que atende basicamente o mercado norte-americano.
Para os colecionadores brazucas, uma boa notícia. Temos alguns bons e honestos vendedores, e devo trazê-los aos poucos no blog, para você saber aonde comprar aqui no Brasil com tranquilidade e honestidade.
Para terminar, a Sunkus K Collection contém 57 séries lançadas e anunciadas até o momento, com uma quantidade de no mínimo 8 miniaturas por série, que podem ou não ter variação. Os temas são os mais variados, desde os clássicos carros japoneses, passando por modelos esportivos e de corrida e indo até mesmo aos modelos usados pelo agente secreto mais famoso dos cinemas, James Bond (série 10, composta por 15 modelos, em escala 1/72). Falando em escala, a Kyosho não tem a tradição ou regra de manter a escala 1:64 ou moldes na Sunkus K. Um exemplo são as séries Suzuka 8 Hours e a própria série 007, aonde as minis são nas escala 1/72, e as miniaturas de marcas mais marcantes para colecionadores como Ferrari e Lamborghini, aonde percebe-se uma evolução no molde de uma mesma mini, mas de séries diferentes.


Seja o modelo baseado em um carro americano, japonês ou alemão, a qualidade, detalhismo, respeito e escala serão respeitados ao máximo pela marca japonesa. 


Qualidade, preço menor e uma maior quantidade de minis. Isso é Sunkus K Collection. Porém, aviso logo, não fácil ter uma, mesmo que seja mais popular ou de maior quantidade. Minis de alta qualidade não são fáceis né?

Fotos: Daboxtoys.com, Increrible Mini Garage (http://all-3dd.blogspot.com.br/) e diecast-zone.blogspot.com

Um comentário:

  1. Cara, muito legal esse site. Tenho muito que aprender sobre Kyosho. Só tenho um daquels EZ.

    ResponderExcluir